sábado, 4 de setembro de 2010

Como Economizar água


Como reduzir o consumo de àgua

É provavelmente a medida mais simples de se tomar, a da poupança da água.
Já todos sabemos hoje em dia que esta é uma medida essencial, também para o meio ambiente, mas nem sempre a levamos a sério.


Poupar àgua na Casa de Banho

Devemos tomar duche em vez de banho de imersão(se diminuir menos 2 minutos o seu duche vai poupar cerca de 40 litros de àgua) e enquanto esperamos que a água aqueça podemos colocar um balde ou alguidar para apanhar esses litros`que se perdem para regar as plantas , ou mesmo lavar uma peça de roupa à mão entre outros.

Devemos fechar a torneira enquanto se lava os dentes, ou quando se faz a barba o que nos vai permitir poupar 10 a 30 litros de água por dia.

Porém caso não queira seguir este conselho sabia que existe uma simples peça que se chama redutor de caudal de água, ou redutor de fluxo de àgua?

Esta peça é relativamente barata, quando aplicada, permite uma poupança eficaz e imediata quer na água, quer no gás, o que se vai reflectir nas contas no final do mês.


Na casa de banho o seu autoclismo gasta a a cada descarga cerca de 10 a 15 litros de àgua para poupar aqui um pouco de àgua poderá colocar uma garrafa de àgua cheia dentro do mesmo para ocupar volume ou então por outro lado adquirir autoclismos duplos ou com botão de controlo, e muito simples mas não menos importante não deitar lixo desnecessário na sanita como papel Higiénico que por vezes obriga a mais descargas de autoclismo

Evite pequenas fugas de àgua como por exemplo torneiras a pingar pois estas podem valer um gasto adicional de 30 litros de àgua por dia.

Para lavar o seu carro utilize sempre um balde de àgua com esponja e não a mangueira pois assim irá economizar cerca de 500 litros de àgua aproximadamente.

Poupar àgua na Cozinha

Na cozinha ao lavar a loiça utilize dois reservatórios de àgua um com detergente outro com àgua limpa e evite as maquinas de lavar loiça só se tiver loiça suficiente para encher a mesma e nunca opte por passar a loiça por àgua antes de colocar na máquina pois com isto poderá gastar cerca de 75 litros de àgua.

Ainda na cozinha na confecção dos alimentos:
Ao lavar os mesmos reaproveite a àgua para regar as plantas;
Coloque menos água na panelas e opte por colocar tampa;
Utilize àgua fria sempre que possivel e evite a quente;
Evite colocar alimentos a descongelar utilizando àgua fria corrente opte antes pelo método natural que é retirar os congelados previamente

Poupar àgua no Jardim

No seu jardim pode reduzir o consumo de àgua regando as plantas apenas na quantidade que estas necessitam e para verificar isso pode utilizar medidores da humidade do solo.
Nos meses em que o clima está mais quente opte por regar o jardim de manha enquanto está mais fresco para que assim a água não evapore mais depressa.
Se possuir sistema de rega pode programá-lo de maneira a que este funcione apenas de manha e esteja apenas a regar os espaços verdes e não a lavar uma parede como muitas das vezes acontece

Evite quedas de àgua ou mesmo lagos artificiais a não ser que possua forma de reciclar a àgua que aqui utiliza.

Um conselho muito importante é reaproveitar a àgua da chuva para regar as plantas e o Jardim, e poderá faze-lo de forma muito simples , com a àgua que é recolhida pelas caleiras de alúminio de sua casa faça uma ligação da sáida da caleira a um tanque de água ou outro recipiente qualquer ou que lhe permitirá acumular milhares de litros de água


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Veja todos os posts

13

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"