segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Economizando no Banheiro

* Instale um chuveiro com dispositivo econômico para reduzir a quantidade de água liberada.

* Tome banhos mais curtos. Cada minuto a menos pode reduzir o consumo em 23 litros. Se achar difícil se controlar, compre um timer e ajuste-o para 3 ou 4 minutos, para se lembrar da hora de sair do chuveiro.

* Enquanto espera a água esquentar, recolha a água fria num balde. Depois, você poderá usá-la em plantas dentro de casa ou no jardim. Se a pia tiver água quente, faça o mesmo.

* A banheira em geral requer mais água que o chuveiro; por isso, deixe para usá-la apenas quando realmente precisar. Mas evite enchê-la demais: a água deve ser suficiente apenas para cobrir seu corpo quando estiver deitado.

* Verifique a temperatura da água enquanto enche a banheira, para evitar que fique muito quente e depois seja necessário acrescentar grande quantidade de água fria.

* Verifique a tampa do ralo para se certificar de que a água não está escoando. Acrescente um filtro à tampa para evitar que fios de cabelo e outros resíduos entupam o ralo.

* Considere a instalação de um sistema de reciclagem de água cinza para a banheira, o chuveiro e a pia. A água pode ser usada no jardim, nas descargas dos banheiros e até para lavar roupas.

À pia

* Instale torneiras com arejadores, capazes de reduzir a vazão de água em até 50%, garantindo uma economia de 5.000 litros por ano. Outra opção é instalar arejadores de aparafusar às torneiras existentes.

* Se puder, instale uma torneira única para misturar a água: isto ajudará você a encontrar mais rapidamente a temperatura ideal.

* Não abra completamente as torneiras – até 90% da água pode ser desperdiçada. Adote o hábito de abrir apenas o necessário.

* Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros de água por minuto.

* Ao fazer a barba, encha um copo com água para molhar o barbeador, em vez de fazê-lo sob água corrente ou na pia cheia.

Instalações e acessórios

* Escolha cerâmica para as instalações e materiais naturais, como madeira, pedra ou bambu, para saboneteiras, cestos de roupa etc. Sempre que possível, evite itens de plástico, como cortinas de PVC, derivadas de material não-renovável (petróleo).

* Quando as toalhas estiverem muito gastas, procure substituí-las por outras de materiais ecológicos, sem tratamento com cloro, como cânhamo e algodão orgânico, disponíveis em lojas especializadas. Se optar por toalhas comuns de algodão, certifique-se de que sejam de boa qualidade, para que durem bastante. Evite as esponjas sintéticas, feitas de petroquímicos não-renováveis.

* Evite produtos descartáveis, como barbeadores, que aumentam a quantidade de lixo.

* Escolha sabonetes puros, à base de vegetais ou em gel, sem aditivos sintéticos, principalmente se planejar reaproveitar a água cinza.

* Reduza a utilização do exaustor do banheiro. Em dias quentes, prefira abrir a janela.

* Se o banheiro não tem janela, uma boa opção é instalar uma clarabóia com aberturas.


Prós & contras - Banheira ou chuveiro?


Presume-se que a banheira use muito mais água que o chuveiro, mas tudo depende da eficiência do chuveiro e do uso moderado na banheira. No nível baixo, a banheira usa cerca de 50 litros de água, enquanto cheia consome 150 litros. Um chuveiro pouco eficiente pode liberar até 23 litros por minuto; então, em pouco mais de 2 minutos, você terá usado tanta água quanto na banheira no nível baixo. Se demorar 7 minutos no chuveiro, gastará água suficiente para encher a banheira. Por outro lado, um chuveiro eficiente utiliza 9 litros de água por minuto, de forma que um banho de 3 a 4 minutos consumirá muito menos.


Tome banhos mais curtos: cada minuto a menos no chuveiro pode garantir uma economia de 23 litros de água.

Fonte:http://casa.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Veja todos os posts

13

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"